terça-feira, 17 de julho de 2018

Clonagem de whatsapp: operação prende “cabeça” de quadrilha que aplicou golpes em deputados estaduais

A Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos – DCCT/SEIC, com apoio da Polícia Civil do Paraná – Delegacia de Estelionatos e Superintendência da Polícia Federal do Maranhão e demais Superintendências da PC/MA deflagraram, na manhã de hoje, 17.07.2018, a Operação “Fraud”, cujo objetivo é cumprir ordens judiciais de busca e apreensão e prisões preventivas contra Leonel Silva Pires Jr, Ana Lucia Miranda Rocha, Marksuel Pereira de Sousa, Thatielle cristina Cordeiro Lima. 


A operação visou desmantelar uma quadrilha especializada em clonar linhas de telefone móveis através do aplicativo whatsapp que tem como vítimas autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo. O bando clonava as linhas telefônicas e solicitava empréstimos perante os contatos do titular da linha clonada. 

Os suspeitos clonaram os aparelhos da governadora do estado do Paraná Maria Aparecida Borghetti, além de vários Deputados Federais, Estaduais e Ministros de Estado.
A organização criminosa aliciava laranjas para abrir contas e receber as transferências bancárias da lista de contatos das vítimas. 

Os golpistas se passavam pelas autoridades, alegando que tinham seu limite de transferência bancário excedido e solicitavam que a pessoa da lista de contatos da agenda telefônica fizesse uma transferência complementar para uma conta dada pelo falsário. Em alguns casos os golpistas encaminhavam boletos a serem pagos pelas vítimas, que acreditavam estar fazendo um favor para os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.