sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Dia Nacional da Juventude


O Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2018, foi celebrado nesta quinta-feira, 15 de novembro com participação de 3.000 jovens sendo realizado no IEMA(antigo colégio Maristas) centro da cidade de São Luis.
Neste ano, o DNJ apresenta o tema “Juventude construindo uma cultura de paz” e o lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). 
A juventude está organizada de maneira plural e com várias expressões: movimentos, grupos jovens paroquiais, grupos de PJs, novas comunidades, congregações entre outras, ressalta a Coordenação da Arquidiocese de São Luis e membros da Pastoral para a Juventude.
“Celebrar o DNJ foi uma oportunidade de se aproximar da pluralidade das experiências e perceber a força da comunhão celebrativa das nossas juventudes, reafirmando e visualizando seu protagonismo dentro da Igreja e da sociedade”, destaca.
Para a Arquidiocese, a juventude é um lugar teológico, que nos revela a inquietude do coração de Deus. “Deus é jovem”. “Que a juventude nos ajude, como Igreja, a reencontrar a ‘alegria do Evangelhos’, nos estimulando a sair de nossas estruturas e nos pôr a caminho na direção de nossos grandes desafios.  Os espaços de atuação da juventude são muito amplos e a sua ousadia nos contagiará. Ela não é só esperança, ela já é realidade transformadora é encantadora”, diz.
Essa temática da construção da cultura da paz traz para os jovens uma possibilidade enorme de caminhos para trabalhar a não violência. Ressalta a Arquidiocese que para construir esse caminho, os jovens precisam estar envolvidos em diversas frentes.
Programação
Nesta quinta-feira, o DNJ teve 15 rodas de conversas simultaneamente e para cada roda um tema diferente e cada uma com 40 participantes.
A proposta do evento foi incentivar o debate sobre o papel da juventude como protagonista da paz.
A programação contou com a participação para ministrar várias palestras o Programa Pacto pela Paz, da secretaria de segurança do Maranhão, com o tema," A Importância da Juventude na Prevenção da Violência", ministrada pelo Tenente Coronel Sergio Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.