A modernização e melhoria do atendimento promovidas pela gestão do
prefeito Edivaldo na Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc)
tem proporcionado mais agilidade aos serviços de saúde da capital e,
como uma das consequências, promovido o bem-estar da população. Para
constatar o processo de mudança na Cemarc o prefeito Edivaldo Holanda
Júnior tem empreendido uma série de visitas ao local com o objetivo de
conversar com as pessoas que usam o serviço e ver de perto o
funcionamento do órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Nesta quarta-feira (16), o gestor voltou à Cemarc seis meses após à
implantação da nova sistemática de agendamentos que teve como principal
resultado a redução das filas no local. Com as melhorias realizadas pela
Prefeitura foi triplicada a oferta disponibilizada nas unidades que
passou de 6.500 para cerca de 19 mil atendimentos mês.
“Estamos voltando à Cemarc em mais uma visita de rotina para
acompanhar de perto o trabalho realizado no setor, porque essa é uma
característica da nossa gestão: estar perto da comunidade, vistoriar os
serviços, corrigir os rumos que devem ser seguidos e, também, observar
os acertos. E acertos é o que podemos verificar aqui na Central de
Marcação de Consultas e Exames, que vive hoje uma nova realidade”,
destacou o prefeito que esteve acompanhado pela primeira-dama, Camila
Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e do secretario municipal de
Saúde, Lula Fylho.
Neste novo momento, o agendamento de consultas e procedimento são
feitos diariamente e não mais apenas na primeira semana de cada mês como
era anteriormente. De acordo com dados da Semus, a Cemarc fechou o ano
de 2018 com mais de 2 milhões atendimentos ofertados na rede municipal
de saúde. “Conseguimos fazer com que o serviço funcionasse e avançasse.
Vir aqui e não ver mais aquela situação indigna das pessoas esperando
atendimento em longas filas ou dormindo no local para conseguir
agendamento de serviço é, realmente, motivo de muita alegria para todos
nós”, completou Edivaldo.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho,
avaliou as melhorias estruturais e de gestão executadas no setor como
cruciais para os resultados hoje alcançados pela Cemarc, que registrou
um aumento de mais de 80% na oferta de especialidades médicas como
ortopedia, por exemplo, que passou de 80 consultas/mês para cerca de 600
consultas/mês, um número considerado extremamente significativo e que
denota a mudança no setor de modo geral. Com as mudanças efetivadas, o
atendimento aumentou de 6 mil, em agosto de 2017, para cerca de 19 mil
consultas e procedimentos agendadas, triplicando o atendimento para as
especialidades médicas na rede municipal de saúde.
“A orientação do prefeito Edivaldo é para darmos atenção especial à
Central de Marcação de Consultas e Exames, um dos gargalos no setor da
saúde que deveriam ser enfrentados com maior diligência. E foi o que
fizemos. Mudamos a sistemática de agendamento, que passou a ser diário;
aumentamos a oferta de serviços e disponibilizamos novos procedimentos
que não eram realizados antes na rede, como arteriografia,
ecodoplercardiograma e cateterismo, por exemplo. Com todas essas
melhorias implementadas, ofertamos hoje um atendimento muito mais rápido
e humanizado, porque as pessoas não precisam mais dormir no local, nem
ficar em longas filas para agendar sua consulta ou exames médicos”,
observou Lula Fylho.
Ainda conforme o secretário, com a mudança de estratégia no
atendimento, houve redução significativa também do tempo de espera por
atendimento. Uma ressonância, por exemplo, que antes tinha um tempo de
espera de até seis meses para ser realizado, hoje o mesmo exame é feito
num espaço de 30 dias, após o agendamento. O mesmo é observado com os
exames de tomografia, que hoje são feitos em no máximo 10 dias após sua
marcação.
O titular da Semus informou ainda que um grupo de trabalho foi
instituído para analisar o desenvolvimento do serviço no setor, traçar
as metas e implementar as ações com vistas a garantia da excelência no
atendimento. O último balanço realizado na área aponta também que todos
os procedimentos de saúde ofertados na rede tiveram crescimento
significativo, atendendo ao planejamento no qual foram mapeadas 41
intervenções discutidas em reuniões semanais por esse grupo de trabalho e
implementadas uma a uma.
REESTRUTURAÇÃO
Com a reestruturação da sistemática de agendamento, que proporcionou
uma dinâmica muito mais eficaz para a marcação de procedimentos médicos
especializados, o município conseguiu também outros feitos nunca antes
observados, como aumentar o número de vagas para exames de alta
complexidade e zerar as filas para alguns procedimentos. A fila para
marcação de exames de ressonância magnética, tomografia, cintilografia e
densitometria, por exemplo, é uma delas.
A mudança na sistemática de atendimento também passou a ofertar
outros procedimentos que não eram disponibilizados na rede e ampliou a
oferta de exames realizados em convênio com o Hospital Universitário
(HUUFMA), entre eles estão cateterismo, arteriografia,
ecodoplercardiograma, broncoscopia, radiologia e outros. Com isso, o
numero de exames dessas especialidades passou de 1.016, em janeiro, para
1.858, em junho.
DESISTÊNCIAS
Com o aumento da oferta de vagas, a Secretaria Municipal de Saúde
(Semus) observou também um número maior de desistência das consultas, ou
seja, as pessoas marcam a consulta ou o exame, mas não comparecem ao
local para realizá-lo e nem informam à Central sobre sua desistência.
Com a elevação do quantitativo de pessoa que desistem do atendimento,
Lula Fylho destacou que essa situação pode ser atribuída a diversos
fatores, inclusive ao fato de que, hoje, as pessoas têm maior facilidade
para marcar os procedimentos que deseja, já que não precisa mais pegar
senha, nem esperar nas longas filas. Entretanto, é uma situação que vai
ser trabalhada com a conscientização da população sobre os transtornos
causados às demais pessoas que também precisam do atendimento.
“Invertemos o jogo e a nossa luta agora é combater o número de
ausências aos atendimentos. As pessoas marcam e não comparecem, ocupando
o lugar de quem poderia está realmente precisando do procedimento. Só
para tomografia registramos uma desistência em torno de 40 % de faltas
do paciente. Precisamos combater isso sensibilizando a população para
que marque os exames realmente dentro das suas necessidades e que
compareçam aos locais de atendimento quando agendarem”, concluiu Lula
Fylho.
De acordo com o secretário, foi de aproximadamente 55% o número de
faltas dos pacientes aos atendimentos agendados, inclusive para exames
especiais como ressonância, por exemplo.
MODERNIZAÇÃO
A modernização e melhoria do atendimento na Cemarc é mais uma ação
desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, por orientação do prefeito
Edivaldo. O processo de mudança na Cemarc teve início em agosto de 2017,
quando foi iniciado o mapeamento das necessidades e dos problemas para
compreensão do fluxo de marcação.
Com organização e planejamento, o município tem registrado sobra de
vagas em torno de 60% dos procedimentos disponíveis, entre estes estão
exames de raio x, broncoscopia e cirurgia torácica, por exemplo.
Entre as especialidades médicas que podem ser agendadas diariamente
na Cemarc estão mastologia, proctologia, hematologia, nefrologia,
oncologia infantil, gastropediatria, urologia, neurocirurgia, cirurgia
geral, cirurgia torácica, cirurgia pediátrica, cirurgia do aparelho
digestivo, oftalmologia, nutrição, dermatologia, odontologia entre
outras especialidades. Na Cemarc da Alemanha, que realiza somente
agendamentos prioritários, o atendimento é feito das 8h á 17h.
Já nos demais pontos de marcação localizados na cidade, o atendimento é feito das 7h às 13h.
A melhoria do atendimento no setor é comemorado pela população com a
reestruturação da Cemarc. O aposentado Amós da Liberdade Rêgo, 75 anos,
anos, esteve pela manhã na Cemarc e conseguiu agendar o ecocardiograma
prescrito periodicamente por seu médico, após ter sofrido uma parada
cardíaca. “Não há comparação o atendimento atual com o que vivenciarmos
anteriormente aqui. Além do aumento de vagas em várias especialidades,
tem muito mais atendente no setor, fazendo com que percamos menos tempo
esperando pelo agendamento”, disse ele.
O agendamento diário foi pontuado pela dona de casa Míriam Freitas,
65 anos, como o aspecto mais positivo entre as mudanças adotadas pela
Prefeitura na Cemarc. “Eu conheci bem o transtorno de antes pois várias
vezes tive que dormir na fila para conseguir uma consulta. Hoje venho
aqui e agendo todo o atendimento que preciso com muita tranquilidade e
rapidez. A mudança foi, com certeza, para muito melhor em todos os
aspectos”, disse ela.
A dona de casa Maria Piedade dos Santos, 59 anos, também enalteceu as
melhorias proporcionadas ao setor. “Agora ficou tudo mais rápido.
Consegui agendar facilmente meus exames para próxima semana. Antes a
gente esperava vários meses para conseguir marcar, o que era transtorno
pois doença não espera. Com certeza melhorou bastante o atendimento
aqui”, concluiu ela.
Por: Daniela Bandeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.