segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

POPULAÇÃO DE PAÇO DO LUMIAR COMEMORA O 1º ANO DA INSTALAÇÃO DO QUARTEL DOS BOMBEIROS NA CIDADE

Sediada em Paço do Lumiar, a 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (2ª CIBM), comemorou nesta quarta-feira (20), o seu primeiro ano de atuação. Em sintonia com o planejamento de expansão dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) implantado pelo governador Flávio Dino desde 2015, uma parceria entre a prefeitura municipal de Paço Lumiar e o CBMMA tornou realidade o quartel que atende toda população luminense.
A comemoração fez parte da programação de uma solenidade especial, contou com a presença do Prefeito da cidade, Domingos Dutra e de outras autoridades locais. O coronel Sandro Luís Silva Saraiva, diretor de Ensino e Pesquisa do CBMMA, representou o coronel Célio Roberto, comandante geral da corporação.
A cerimônia ainda foi prestigiada por diversos comandantes de outras unidades do CBMMA e de cadetes da Academia de Bombeiros Militar Josué Montello (ABMJM). Ao final, os bombeiros da unidade realizaram um simulado de resgate de duas vítimas em uma caixa d’água a 25 metros de altura.
“Hoje é um dia mais do que especial. Não estamos comemorando apenas o aniversário de uma instituição, estamos celebrando a nossa vida e a vida de quase mil pessoas que foram alcançadas direta e indiretamente por meio do nosso trabalho. Pessoas que desconhecemos o nome, a história, mas que as atendemos por um único motivo: compreendemos o valor da vida”, declarou o major Linhares em referência ao trabalho desenvolvido pela 2ª CIBM durante o primeiro ano de atuação.
“A realização desse quartel representa a materialização de muitos esforços. Aqui é um lugar estratégico. Anteriormente, muitos bairros não eram contemplados com os serviços do Corpo de Bombeiros. Graças a iniciativa do governador Flávio Dino, do Prefeito Dutra e do coronel Célio Roberto, hoje comemoramos o 1º ano de mais um quartel instalado em nosso estado”, disse o coronel Saraiva do CBMMA.
Em sua fala, o prefeito Domingos Dutra destacou o apoio das autoridades que sempre estiveram presentes nesse projeto que só traz benefícios para a população de Paço do Lumiar. “Agradeço ao governador Flávio Dino que é um parceiro permanente, agradeço ao coronel Célio Roberto que é uma pessoa sempre disponível e ao major Linhares que comanda nossos homens e mulheres da 2ª CIBM”, disse o prefeito.
Um pouco sobre a 2ª CIBM
A Companhia de Bombeiros tem como sede, o Centro Social Urbano, onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) na avenida 13 s/n, no Maiobão, Paço do Lumiar, teve como seu 1º comandante, o major QOCBM Rildo Costa da Rocha e o 1º tenente QOCBM Flaviano Farias Júnior como subcomandante, contando com um efetivo inicial de 32 (trinta e dois) bombeiros militares. Atualmente a unidade é comandada pelo Major QOCBM Adeilson Costa Linhares. Em sua frota de veículos operacionais, conta com viaturas do tipo Auto Rápido (AR – 47), e Auto Bomba Tanque (ABT-30) com capacidade de 5000 litros de água. No quartel são desempenhados serviços de vistorias técnicas, resgate veicular, salvamentos em altura e terrestres, vistorias para capturas de abelhas, atendimento a ocorrências de vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP), capturas de animais peçonhentos, cortes de árvores com risco emergencial, atividades de combate a incêndio e outros. Ao todo, já foram contabilizadas mais de 500 ocorrências atendidas a toda a população luminense que conta com mais de 120 mil habitantes distribuídos nos seus 30 bairros.
No dia 20 de fevereiro de 2019, a companhia completou 1 ano de atuação com um importante trabalho de prevenção de acidentes e a realização de centenas de atendimentos emergenciais por toda a cidade de Paço do Lumiar.
Os Arcanjos luminenses, como são chamados os bombeiros da 2ª CIBM são exemplos de dedicação, compromisso e disciplina, o que reflete em um serviço de grande qualidade oferecido à população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.