sexta-feira, 29 de março de 2019

SECRETARIA DE SEGURANÇA REÚNE COM REPRESENTANTES DA GUARDA MUNICIPAL DO INTERIOR DO ESTADO

Buscando sempre promover a parceria institucional entre a Secretaria de Segurança Pública e as Guardas Municipais, o Subsecretário de Segurança Pública, Saulo de Tarso, recebeu na manhã desta quinta-feira (28) os representantes das guardas municipais de Caxias, Pindaré Mirim e Colinas, acompanhados da representação do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão.
Na pauta, a continuidade da cooperação de esforços que visa a promoção do bem estar social, com atividades específicas de preservação do bem comum, prevenção e combate à violência, com destaque para os cursos de recapacitação das guardas dos diversos municípios do Estado, além de muitas outras atividades, tais como projetos sociais, Gabinete de Gestão Integrada Municipal e o serviço de videomonitoramento, que hoje é realizado em excelência no município de Caxias, com mais de 30 câmeras e já é sinalizada a implantação também em Colinas.
“É sempre gratificante receber a composição das guardas municipais do interior do estado, hoje especificamente a de Caxias, Pindaré e Colinas, dando destaque ao trabalho desenvolvido pela guarda municipal de Caxias, hoje com mais de 100 integrantes e comandada pela GCM Roseane Costa, a qual desenvolve uma gestão de comprometimento com a integração com as Forças de Segurança do Estado naquele município, dando como exemplo o GGIM, promovendo também a busca por soluções tecnológicas e softwares de inteligência, com aprimoramento também da capacitação dos profissionais”, afirmou o Subsecretário de Segurança Pública, Saulo de Tarso.
Essa parceria destacada entre as guardas municipais e a Secretaria de Segurança do Estado busca desenvolver e projetar com intensidade maior a sensação de segurança nos diversos municípios, onde o objetivo maior é zelar pela preservação da vida e patrimônio das pessoas.
“Reforçamos sempre aos gestores municipais, sobretudo aqueles que ainda não têm suas guardas municipais montadas ou não estruturadas, que reestruturem, que criem suas guardas, e ainda que invistam em segurança pública no seu aspecto macro, haja vista que os municípios são grandes e fundamentais parceiros na busca constante pelo bem estar social”, frisou o Subsecretário.
O Estafo e os municípios devem potencializar as suas Guardas Municipais para que haja também um ordenamento urbano mais concreto, com um trânsito mais seguro, patrimônio urbano e meio ambiente preservados, além do auxílio na preservação da ordem pública e combate à violência. Existe uma parceria forte da Secretaria de Segurança com grande parte dos municípios maranhenses, buscando trazer as guardas municipais para São Luís no sentido de recapacitá-las, propiciando melhor nivelamento da dinâmica de atuação das guardas com o sistema de segurança.
“A nossa visita hoje aqui na SSP foi consolidar os nossos trabalhos junto ao governo do estado, trazer mais integração para a guarda municipal de Caxias junto às forças de segurança. Com o apoio do nosso gestor municipal estamos crescendo dentro da cidade e tendo mais oportunidade de mostrar nosso trabalho”, disse, Roseane Costa, comandante geral da guarda municipal do município de Caxias-MA.
Bruna de Oliveira, atual comandante da guarda municipal de Pindaré Mirim, reconhece o empenho do Secretário de Segurança Jefferson Portela junto com o Subsecretário Saulo de Tarso, em auxiliar o esforço dos municípios por uma segurança pública integrada e essa parceria criada hoje serve principalmente para aproximar a guarda municipal das forças de segurança do Estado.
Cumpre ao fim destacar que existem projetos de lei no sentido de transformar as guardas municipais em polícias municipais, com a possibilidade de operar de forma mais efetiva no combate ao crime, o que propiciará uma necessidade de interação maior com todo o Sistema de Segurança.

Por:Carla Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.