segunda-feira, 13 de maio de 2019

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RAPOSA


Aconteceu na cidade Raposa na rua da paz nº 10 centro de da cidade, organizado pela prefeitura, secretaria de saúde e conselho municipal de saúde realizarão na última sexta-feira,(10), à 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o título “Democracia e Saúde”, às nove horas foi realizada abertura oficial pela prefeita Thalyta Medeiros de Oliveira e discursos de autoridades.

A participação da comunidade na saúde é um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal. Essa discussão em conjunto se dá através das Conferências Municipais de Saúde. Tais mobilizações são fundamentais para a gestão analisar as demandas e prioridades locais e formular propostas. Na Lei nº 8142 de 28 de dezembro de 1990 estão previstas Conferências de Saúde, a cada quatro anos, e Etapas Municipais da Conferência Nacional, que devem acontecer, obrigatoriamente, no terceiro ano do governo municipal.
Para a Secretária Municipal de Saúde “Com objetivos de fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da X conferência Municipal de Saúde, avaliar a situação de saúde, validar a as propostas a partir das necessidades de saúde do município de Raposa” frisou Tatiana Lisboa Santana.
O encontro também é uma oportunidade do gestor tratar de temas de interesse locais. “Por contar com uma área de produção agrícola e pesqueira, acho importante que essa temática seja abordada no encontro para que a gente consiga integrar Vigilância em Saúde com a Atenção Básica e, assim, garantir melhor qualidade no atendimento a esse público”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.