sexta-feira, 5 de julho de 2019

Ato cívico, culto ecumênico e homenagens marcam mais uma ação comemorativa pelos 30 anos da Guarda Municipal de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) realizou, na manhã desta quarta-feira (3), no Núcleo Administrativo do Parque do Bom Menino, mais uma ação em comemoração pelos 30 anos da Guarda Municipal (GMSL). Além de ato cívico, com culto ecumênico, foram feitas homenagens a guardas municipais mais antigos da corporação. A GMSL completará três décadas de serviços prestados à população no próximo sábado (6), tendo sido criada pela Lei nº 2968, de 1989. A programação de aniversário prossegue durante o mês de julho com várias ações. 
O secretário de Governo da Prefeitura (Semgov), Pablo Rebouças, representando o prefeito Edivaldo Holanda Junior, parabenizou a corporação pelas três décadas de serviços prestados à população ludovicense e ao patrimônio público. "Gostaria de parabenizar toda a Guarda Municipal pelos 30 anos em nome da gestão do prefeito Edivaldo que sabe do comprometimento dos nossos honrosos guardas municipais em suas missões por São Luís", disse.
O secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, destacou os desafios pelos quais a Guarda Municipal passou ao longo do tempo. "Cada um de vocês contribuiu para a grandeza dessa instituição, sejam os guardas mais antigos, seja eu que estou há seis anos, seja os demais servidores que estão aqui, de uma forma ou de outra, colaboraram para o desenvolvimento, melhorias e crescimento da GMSL", destacou.
Participaram do ato o vereador Raimundo Penha, a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias das Mulheres no Maranhão, o secretário adjunto da Blitz Urbana, Samuel Doria de Carvalho Junior; a superintendente da Defesa Civil de São Luís, Elitania Barros; o coordenador do projeto Todos por São Luís, Ariovaldo Martins; representante do Comando do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), tenente Camilo Silva; o presidente da Cruz Vermelha Brasileira do Maranhão Carlos Rangel, o chefe da Capelania Militar da Polícia Militar do Maranhão, Misael Mendes, o Capelão GM Luís Mourão do Nascimento; além de outras autoridades de São Luís. O evento também contou com apresentações da Banda da GMSL.
HOMENAGEADOS
Os guardas municipais homenageados durante a solenidade de comemoração pelo 30° aniversário da GMSL foram o GM José de Ribamar Sousa Gomes e a GM Dolores dos Santos Moreira, ambos na ativa e com exatos 30 anos de carreira cumprida na corporação. Eles representaram outros colegas de farda que também já completaram três décadas de serviços prestados na guarnição municipal.
"Essa homenagem de hoje foi marcante porque é justamente sobre o tempo que tenho dentro da corporação. Aqui, não representei somente eu, mas toda a Guarda Municipal que ao longo do tempo tantas ações e atividades desenvolveu em prol da comunidade e do bem público", destacou o GM José de Ribamar Sousa Gomes.
Para a GM Dolores dos Santos Moreira, a homenagem recebida pela corporação foi justa e emocionante. "Nesses 30 anos, são muitas histórias vividas, muitas atividades desenvolvidas em conjunto com os colegas. O reconhecimento desse trabalho só engradece a gente. Estou realmente muito feliz pela lembrança", afirmou a guarda.
PROGRAMAÇÃO 
A programação em homenagem aos 30 anos da GMSL continua nesta quinta-feira (4), com um Seminário da Guarda Municipal que acontece, a partir das 8h, no auditório Fernando Falcão (sede da Assembleia Legislativa). As exposições terão início com a palestra motivacional da terapeuta ocupacional Leidismar Nalasco. Em seguida, terá o painel "Integração com outras forças de segurança e desafios do policiamento", com o secretário de Segurança do Maranhão, Jeferson Portela e secretário da Semusc, Heryco Oliveira Coqueiro.
Após o intervalo para almoço, a reabertura dos trabalhos trará, a partir das 14h, o painel "A importância do trabalho conjunto entre defesa civil e guardas vidas nas áreas de risco", com participação da superintendente da Defesa Civil de São Luís, Elitanea Marcia Barros, com o Coordenador do Corpo de Salvas-Vidas da GMSL, subinspetor Menezes, e comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Celio Dias. Às 15h50, haverá a palestra "A importância da Guarda Municipal para a Segurança Pública no cenário atual" com o tenente coronel da PM, Joselito Mendes Costa, e os promotores de Justiça, Cláudio Cabral e Adriano Trinta. Logo depois, às 16h40, acontece a palestra de encerramento do seminário, que traz como tema "A evolução histórica da guarda Municipal", com o titular da Semusc, Heryco Coqueiro.
No sábado (6), a partir das 7h30, haverá mais um momento simbólico pelos 30 anos da Guarda Municipal, com caminhada pela Avenida Litorânea, cujo início será na Casa das Dunas e trajeto final na Praça do Pescador. Devem participar do evento guardas municipais, agentes da Defesa Civil, Corpo Salva-Vidas e convidados.
No dia 9 de julho acontece a Travessia Salva-Vidas, entre o bairro São Francisco e a Praça Maria Aragão, a partir das 7h30, com a participação de integrantes do Corpo de Salva-Vidas de São Luís. Já no dia 12 de julho, será realizada a Formatura Geral da GMSL, cuja solenidade ocorre na Praça Gonçalves Dias às 8h da manhã. No dia 23 de julho será promovido o Concerto da Banda de Musica da Guarda Munipal, no Teatro Arthur Azevedo, a partir das 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.