sexta-feira, 11 de outubro de 2019

JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE ALUSIVA AO CENTRO DE PERÍCIAS TÉCNICAS PARA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE – CPTCA

Como referência a um trabalho prioritário visando o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou uma Sessão Solene na manhã desta quinta-feira (10) como parte comemorativa dos 15 anos de criação do CPTCA, destacando a sua importância social na defesa dos interesses dessa parcela da sociedade. A indicação partiu do Deputado Duarte Jr, tendo como parâmetros a importância social do órgão como integrante do sistema de combate à violência contra crianças e adolescentes.
A CPTCA tem, no seu quadro funcional, médicos legistas, peritos criminais, psicólogos, assistentes sociais e demais auxiliares que atuam com o objetivo de realizar perícias médicas, sociais e psicológicas de crianças e adolescentes sob suspeita de violência, a fim de subsidiar Inquérito Policial e/ou Decisão Judicial. Este órgão, que é submetido à Secretaria de Segurança Pública, a Delegacia Geral de Polícia Civil e a Superintendência de Polícia Técnica Científica (SPTC), foi criado em 2004 e, desde então, vem atuando de forma inovadora no contexto criminal com bons serviços prestados em defesa da criança e do adolescente.
Presidindo a seção solene, o Deputado Zito Rolim (PDT) iniciou os trabalhos elogiando a atuação do Centro, sendo, em seguida, dado a palavra ao Deputado Duarte Junior, o qual informou, “É uma homenagem a um trabalho árduo, sacrificante, complexo e de suma importância, o qual vem sendo desempenhado com maestria e eficiência há 15 anos. Neste ato de destacar este trabalho pioneiro, pois conta com um centro especializado na área. Por conta disso, quero informar, que neste ato, na Assembleia Legislativa, destinamos uma emenda no valor de R$ 110 mil reais para o CPTCA. 

Não é apenas um discurso, uma promessa. Agora só é preciso que os Deputados ajudem, na aprovação, para que o CPTCA, fique muito melhor, com a informatização de todo o núcleo. Eu não pude deixar de dá a minha parte, para que o CPTCA possa ter melhorias maiores, em função para o atendimento necessário para a criança e ao adolescente”, ponderou o Deputado Duarte Jr. Na sequência, o Deputado Duarte Jr. foi convidado a entregar a placa honrosa para o chefe do órgão homenageado, José Ribamar Wanderley Jr, marcando esse dia festivo e em reconhecimento dos serviços prestados à sociedade maranhense.

Presente na solenidade, o Superintendente da SPTC, Miguel Alves, relatou: “A CPTCA, não é apenas de São Luís, mas cumpre o atendimento para todo o Maranhão. Há a necessidade de expandir a sua estrutura e o seu quadro funcional. Quero lembrar dos peritos compromissados que desempenham as suas atividades, os quais foram os precursores e responsáveis pelo início dos trabalhos do CTPCA. A homenagem da Assembleia Legislativa é um reconhecimento pelo trabalho realizado de forma pericial. Agradeço o reconhecimento pelos nossos serviços por meio desta casa. A celeridade no atendimento de forma geral, é uma determinação do Governador Flávio Dino e do Secretário de Segurança Jefferson Portela”, pontuou o superintendente.
Participou também da solenidade, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela que destacou: “Quero cumprimentar o Dr. Miguel Alves, pela presteza dos seus serviços na SPTC e engrandecendo a Perícia do Maranhão. A nobreza nos atendimentos pela SPTC de forma geral é que não se pode atender de forma comum. O atendimento destes profissionais é visando na diminuição do sofrimento das pessoas. Muitos chegam num profundo grau de sofrimento. Nestas horas, o profissional deixa de lado as tristezas e problemas, para que o atendimento possa ser útil e humano. Quero agradecer a todos os profissionais que realizam essa árdua missão. Parabéns pelos 15 anos de prestação dos serviços para a criança e ao adolescente”, considerou o Secretário de Segurança Jefferson Portela.
Representando o Governador Flávio Dino, o Secretário de Direitos Humanos, Chico Gonçalves e representando o Prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Jr. Presentes também o Secretário de Segurança Municipal, Hérico Coqueiro; o Diretor do CPTCA, José Ribamar Wanderley Jr; o Promotor da Infância e da Juventude São Luís, Márcio Thadeu Marques; a Presidente da Associação da Polícia Técnica (APOTEC), Érica Brito; o Delegado Adjunto da Polícia Civil, Márcio Araújo; o Deputado Zito Rolim (PDT), além de outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.