quarta-feira, 16 de outubro de 2019

RAPOSA- “Cidades Inteligentes para a Sustentabilidade” acontece em São Luís e Raposa, nos dias 18 e 19 de outubro, com apoio institucional da ONU-Habitat

Nos dias 18 e 19 de outubro acontecerá, em São Luís e Raposa, o “Cidades Inteligentes para a Sustentabilidade” realizado pelo Instituto Maranhão Sustentável em parceria com o Instituto Alachaster (PA). O evento, que tem o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Assembleia Legislativa do Maranhão, através do Dep. Rafael Leitoa, sediará um seminário que discutirá múltiplas visões e experiências para cidades inteligentes, além de uma imersão em inovações sociais e soluções contextualizadas.  

Cidades Inteligentes são aquelas em que há uma forte integração de dimensões de inteligência, seja ela humana, coletiva ou artificial. Nesse sentido, elas são caminho para a construção de sociedades sustentáveis, que possibilitam maior inclusão das pessoas, respeito ao ambiente, diminuição das desigualdades regionais, fortalecimento das instituições e promoção da cultura autêntica.  

Para discutir o tema em diferentes visões e apresentar experiências e propostas que contextualizem a construção das cidades da Ilha para um cenário de mais inteligência e integração, estão confirmados os expositores Rubens Pereira Junior (Secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano), Soraya Costa (Presidente do Instituto Alachaster), Andréa de Araújo (Assessora de Gestão Ambiental da UEMA), Silse Lemos (Profª Drª da UFMA) e André Lobão (Consultor em Economia Criativa do Sebrae). 

Além disso, os participantes terão a oportunidade de discutir soluções através de atividades dinâmicas mediadas por mecanismos de gamificação em que os presentes constroem diagnóstico e prognóstico para impulsionar inovação com sustentabilidade no Maranhão. Já no sábado (19/10), projetos sustentáveis se encontram em imersão, em Raposa, para ampliarem suas conexões e alcances, aprimorando-se como soluções para a promoção de cidades inteligentes.  

A programação faz parte do Circuito Urbano 2019, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) a fim de compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. A segunda edição da convocatória tem como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e apoia institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorrem durante todo o mês de outubro. 

As informações sobre o evento estão disponíveis no site do Instituto Maranhão Sustentável, tanto sobre o Seminário, que ocorrerá no no dia 18 de outubro, a partir de 8:30, no Auditório Neiva Moreira (Assembleia Legislativa do Maranhão, São Luís, MA), quanto sobre a Imersão, que acontecerá no dia 19 de outubro de 2019, a partir de 9h, na sede do Instituto Maranhão Sustentável (Rua do Farol, 9 - Alto do Farol, Raposa, MA, Brasil).  

SERVIÇO 

Seminário e Imersão “Cidades Inteligentes para a Sustentabilidade” 
Seminário: Dia 18 de outubro, a partir de 8:30, no Auditório Neiva Moreira (Assembleia Legislativa do Maranhão, São Luís, MA). 

Imersão: Dia 19 de outubro de 2019, a partir de 9h, na sede do Instituto Maranhão Sustentável (Rua do Farol, 9 - Alto do Farol, Raposa, MA, Brasil) 
Gratuito, mediante inscrições no site: www.maranhaosustentavel.org.br/cidades-inteligentes 
Mais informações: 98 9 9974-9366/ 98848-5871

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.