segunda-feira, 14 de outubro de 2019

RAPOSA-Fórum Municipal de Cultura


Com o apoio da Prefeitura de Raposa, a secretaria municipal de cultura, promoveu mais uma edição do Fórum de Cultura, na quinta-feira (10), às 9:00, no auditório da câmara municipal. Este é o encontro no qual os participantes tiveram  a oportunidade de debater e dar contribuições para a criação do Plano Municipal de Cultura antes de sua apresentação.
De acordo com o secretario de cultura, Oliveira da Du Céu, o Plano Municipal de Cultura é uma importante ferramenta de participação social. “Cultura não é gasto, é investimento.
O acesso à cultura é garantido pela Constituição Federal, bem como o Plano de Cultura, pois é por meio dele que garantimos políticas públicas efetivas”, enfatiza Oliveira.
Comprometido com a construção do Plano Municipal de Cultura, vem sistematizando, ao longo de todo o processo de construção do documento, as demandas de todas as Conferências de Cultura realizadas em Raposa, acolhendo as sugestões e discussões vindas dos fóruns setoriais, importante ferramenta de participação da sociedade estiveram presentes vários produtores culturais de Raposa .
O plano deve ser pautado em quatro eixos: I – Política cultural, gestão e capacitação; II – Infraestrutura cultural: ampliação, integração e desenvolvimento; III – Estímulo à produção cultural local e à valorização da diversidade cultural; IV – Patrimônio material e imaterial, cultura como conceito antropológico.

Durante o fórum aconteceu também a escolha de conselheiros e suplentes para o Encontro Estadual de Cultura, que será realizado no município de Açailândia no final do mês de Outubro.
Plano Municipal de Cultura
Documento para nortear a política cultural de Raposa, pelos próximos anos, o Plano Municipal de Cultura vem sendo construído por meio de parceria entre sociedade civil e poder público a partir das demandas e diálogos que irá acontecer em vários locais da cidade de maneira itinerante nas rodas de conversa, já acontecendo o primeiro no dia 07/11/2019, na Casa D’ Arte, no bairro Alto do Farol.
Conselho Municipal de Política Cultural
O Conselho Municipal de Política Cultural é o órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo que, no âmbito da Secretaria de Cultura, institucionaliza a relação entre a administração pública e os setores da sociedade civil vinculados à cultura, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.