segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Em função da reorganização administrativa um novo Diretor assume o Instituto de Identificação do Maranhão, situada na Rua da Palma


Propondo acompanhar os novos desafios e investimentos em modernização, tanto na área tecnológica, como na requalificação humana para o atendimento ao público, foi realizada na sede centenária do Instituto de Identificação do Maranhão, situada na Rua da Palma, Centro Histórico de São Luís, órgão que completa 102 anos de existência, a solenidade de transmissão de cargo do Diretor, sendo dubstituído o Dr. Lucio Flávio Cavalcante, Perito Criminal, e tomando posse, o Dr. Fábio Sérgio Castro Viégas, Perito Criminal, este, como novo Diretor.

O ex-Dr. Lúcio Cavalcante assumiu o cargo de Coordenador do Departamento de Perícia do Interior da Perícia Oficial do Maranhão. Durante a solenidade de transmissão de cargo, estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública,  Dr. Jefferson Portela; o Perito Geral, Dr. Miguel Alves; o Coordenador do Departamento de Perícia da Grande Ilha, Dr Paulo Sampaio; a Assessora Especial da Direção Geral da Perícia Oficial, Dra Gislen Pinheiro; o Diretor do Instituto Médico Legal, Dr Aden Testi; os representantes da Empresa VALID, Sr Nadson e Sr Edmar, bem como os demais Chefes, servidores e colaboradores do Instituto de Identificação.

O evento foi marcado por depoimentos carregados de muita emoção, ante a humanização da gestão com os servidores e com os usuários,  demonstrando assim o compromisso e a dedicação daqueles que trabalham na sede do IDENT e em todos os Postos de Identificação com o objetivo de possibilitar o exercício da cidadania à todos os maranhenses, através da entrega da Carteira de Identidade, documento que individualiza o cidadão e
Permite o devido acesso aos serviços públicos e privados.

Registre-se que foi de elevada importância o legado deixado pela gestão do Dr. Lucio Flavio, que transformou a prestação dos serviços daquele órgão.
Dr. Jefferson Portela destacou a importância dos serviços oferecidos ao cidadão em todas as regiões do Estado e a história guardada pelos servidores, bem como na própria estrutura física dos prédios que compõem o Complexo de Identificação e nas informações dos  arquivos ali existentes: o físico e o digitalizado.

Dr. Miguel agradeceu o trabalho desenvolvido pelo ex-Diretor com a colaboração de todos os servidores do Instituto e dos colaboradores da Empresa VALID e desejou ainda, uma gestão profícua ao novo Diretor, destacando ainda a determinação do Governador Flávio Dino em melhorar o acesso do cidadão ao serviço de Identificação Civil e a o apoio do Dr. Jefferson Portela na expansão dos Postos de Identificação e na aquisição da Unidade Móvel do IDENT, o que permitiu a duplicação na quantidade de Carteiras de Identidade emitidas em todo o Estado, passando de 450.000 para quase 1.000.000 (hum milhão) de RGs entregues anualmente.

Dr. Lúcio Flavio agradeceu a colaboração de todos, o que tornou possível as melhorias ali implementadas.

O Dr. Fábio Castro disse que será um grande desafio essa substituição e que espera a colaboração de todos para desempenhar essa missão.

Após a solenidade o Secretário de Segurança visitou todo o Complexo do Instituto de Identificação que é formado por três prédios: a sede, onde está localizado o Serviço de Identificação Civil e são processados todos os dados, revisadas e liberadas as Carteiras de Identidade de todas os Postos de Identificação; o primeiro anexo, onde fica o arquivo físico de todas as Fichas de Identificação Civil correspondentes às carteiras emitidas até o ano de 2002; e o segundo anexo, onde estão situados os Serviços de Identificação Criminal e de Perícia Criminal Papiloscopica, todos em pleno funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.