domingo, 27 de maio de 2012

Semusc é agraciada com certificado gestão nível 5

Com a presença de autoridades civis, militares e convidados especiais foi realizada, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no Campus do Bacanga, a solenidade de certificação dos representantes das organizações públicas dos respectivos níveis de gestão referentes ao Ciclo 2011. Sete instituições públicas foram selecionadas e, como prêmio e estímulo pelos relevantes resultados alcançados, receberam o reconhecimento, como as melhores organizações do Maranhão - Ciclo 2011. Destaque para a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), que atua na prevenção do crime e da criminalidade, fomentando a construção de uma cultura de paz no município de São Luís.

Estas organizações estão engajadas no grande desafio de modernizar e melhorar a gestão pública, segundo os parâmetros do Gespública. A solenidade de certificação é parte do calendário do reconhecimento público "Melhores do Maranhão". Antes, foi servido um café da manhã aos convidados.

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, lembrou que não existe Gestão Pública eficiente sem o envolvimento do tomador de decisões. "E, nesse sentido, gostaria de agradecer ao prefeito João Castelo pelas orientações do dia a dia que norteiam as atividades de gestão da nossa Secretaria. E agradecer, especialmente, a todos os colegas que fazem a Semusc, como os da Guarda Municipal de São Luís, da Superintendência de Defesa Civil e do Centro de Ensino e Capacitação, pelo esforço pessoal e coletivo de todos, que possibilitou nossa presença neste evento".

Em seguida, o secretário apresentou aos presentes o organograma da Semusc, destacando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que trabalha toda a ação que a Secretaria faz com outro órgão; a Superintendência de Inteligência, que trabalha a produção do conhecimento para tomada de decisão dentro da Secretaria; e Superintendência Adjunta Administrativo-Financeiro; uma Corregedoria e uma Ouvidoria ligadas diretamente ao secretário, que atuam nas questões de atendimento à população com relação às atividades dos servidores públicos.

Destaque ainda para a Superintendência de Defesa Civil, que atua através da Coordenação Municipal de Defesa Civil de São Luís; para a Guarda Municipal de São Luís, que este ano completa 23 anos; e o Centro do Ensino e Capacitação, criado em setembro do ano passado, através da Lei 5.508. 

Avanços - A inspetora Ana Bernadete Oliveira Costa, diretora do Centro de Ensino e Capacitação da Semusc, destacou a importância do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), reconhecido nacionalmente -, que "promoveu hoje, em São Luís, a Certificação 'Melhores do Maranhão' de 2012, contemplando instituições públicas municipais e estaduais que se destacaram pelas práticas gerenciais em seus processos internos na instituição, assim como também nos processos externos, junto à sociedade, que é o público alvo interessado em nossos serviços".

Observando que a Semusc foi certificada no nível 5, Ana Bernadete anunciou que "estamos reiniciando o Programa na instituição. É uma honra a participação da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania num evento desse porte; e sermos Certificados, para nós, é ainda muito melhor, porque demonstra o comprometimento do Gestor, dos chefes setoriais e das pessoas que fazem a instituição com práticas gerenciais dinâmicas e positivas", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.