segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ensino a distância a seu favor!

Estudar em casa é possível, mas os interessados precisam ter cuidado para não cair em emboscadas


Você já deve ter se deparado com algum assunto relacionado à escola do futuro. Logo vem a mente aquelas instituições de ensino totalmente equipadas com computadores, algo bem digno de filmes de ficção científica, onde ninguém mais precisa sair de casa para estudar. Hoje em dia, isso quase acontece graças ao ensino a distância ou educação EAD que se apoia nos avanços tecnológicos para facilitar o estudo dos interessados, inclusive, o acesso a material de qualidade sem precisar se preocupar com horários e faltas.
educação a distância é um método que gera desconfiança de muitas pessoas, quase o mesmo sentimento de quem faz uma compra online pela primeira vez. Há dúvidas sobre a matrícula, as aulas e até a certificação. Saiba que esta forma de aprendizado é poderosa e influente, especialmente em países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, há muitas universidades que disponibilizam essa forma de ensino, mas ainda é um pouco carente por causa das desigualdades regionais.
Uma dessas desigualdades, lógico, é o acesso à internet. Nem todas as pessoas têm condições de estudar diante de um computador e as lan houses não tem aparato para atender essa demanda. O ensino a distância tem vantagens, como a oportunidade de definir o próprio horário de estudos, sem correr o risco de chegar atrasado, e ter um rendimento igual ou superior em comparação ao ensino presencial. Além disso, a educação EAD:
• Evita dispersão. As universidades costumam ser localizadas em pontos estratégicos, perto de shoppings e bares e, estando em casa, é difícil você perder aqueles preciosos minutos de matéria dada;
• Oferece materiais didáticos que são inclusos na mensalidade e podem ser impressos e arquivados;
• Oferece professores online que ajudam a sanar as dúvidas, sem contar o contato com outros alunos para tirar dúvidas por meio de chats;
• No término do curso, há a disponibilização de certificado. Esse item é de suma importância para que o aluno não perca tempo à toa. Por isso, verifique se a instituição fornece esse documento antes de se matricular.
Mesmo que o ensino a distância não alcance toda a população brasileira, ele é uma oportunidade para a universalização da educação. Com um computador, o aluno se beneficia com cursos EAD, um segmento que tem grande poder de fazer o país crescer de maneira intelectual, o que influencia na criação de profissionais capacitados no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.