segunda-feira, 5 de agosto de 2013

1ª Conferência Municipal De Cultura

Raposa realizou neste sábado, 03/08 respectivamente, no Auditório da Unidade Integrada Santo Antonio, a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Raposa – MA, com a apresentação de propostas e estratégias culturais sobre o tema “Sistema Nacional de Cultura, Desafios Municipais da Gestão Cultural: Abordagens Estratégicas  e Propostas de Politicas Cultural”. O evento contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e faz parte da etapa integrante da III Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em novembro de 2013. O relatório da Conferência será sistematizado e publicado no Boletim Municipal.
Raposa Realiza 1ª Conferência Municipal De Cultura
Raposa Realiza 1ª Conferência Municipal De Cultura. Foto: Nonato Aguiar  
Na manhã deste sábado, abertura contou com a presença do Líder do governo na Câmara – vereador Oliveira Ducéu, que  esteve representando o prefeito Clodomir Oliveira, do secretário da Cultura e coordenador da 1ª Conferência Municipal de Raposa, José Santos, e de integrantes da comissão organizadora.
Após a leitura do Regimento Interno, o palestrante e representante da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, Jeovah França, abordou sobre o tema e na seqüência foram constituídos os grupos de trabalho para o debate e desenvolvimento de propostas.
Palestrante Jeovah França,assessor da Secretaria de Estado da Cultura
Palestrante Jeovah França, assessor da Secretaria de Estado da Cultura fala sobre a  importância da cultura para segmentos da sociedade raposense. Foto: Nonato Aguiar 
“Eu acho que a Raposa ta de parabéns por tomar a iniciativa de fazer essa conferencia, você ta vendo que o resultado é maravilhoso, as pessoas tão alegres, tão contentes em ter oportunidades de discutir as politicas de cultura para o município; o município é rico potencialmente, precisa de políticas especificas pra desenvolvimento dessa cultura. Implantar o sistema de cultura é um passo fundamental para o desenvolvimento da cultura de Raposa. São muitas as áreas, as interfaces que precisam ser desenvolvidas e a sociedade civil com o poder público precisam dar as mãos pra que, essas políticas sejam pensadas, elaboradas e colocadas em práticas para o bem de todos. Raposa só tem a ganhar realizando a conferencia como toda a sociedade”, enfatizou o assessor da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, Jeovah França.
O evento contou também com a apresentação de cantores da terra, entre eles o cantor Pereira e o cantor e compositor Jameson, que cantou a música: “Raposa minha cidade”.
De acordo com a comissão organizadora da Conferência, todas as propostas apresentadas pelos grupos foram aprovadas. Os seis delegados da sociedade civil, eleitos durante a plenária: Três titulares e três suplentes. Eles representarão Raposa na etapa estadual em data a ser definida.
Para o secretário da Cultura e coordenador da 1ª Conferência Municipal de Raposa, José Santos, o objetivo da Conferência é extrair propostas para que a cidade possa ter uma política cultural mais participativa para o cidadão no âmbito municipal, estadual e federal. “Esta foi a primeira Conferência que precisava ser realizada. Espero que no próximo ano todos participem novamente”, destacou.
Entrevistado por nosso Jornalista, o vereador Oliveira Ducéu, líder do governo representando o prefeito Clodomir Santos avaliou como positiva e de grande importância para o município essa conferencia.
Vereador Oliveira Ducéu, líder do governo representando o prefeito Clodomir Santos avaliou como positiva e de grande importância, para o município essa conferencia.
Vereador Oliveira Ducéu, líder do governo representando o prefeito Clodomir Santos avaliou como positiva e de grande importância para o município essa conferencia. Foto: Nonato Aguiar
“É um fato novo que esta acontecendo no município, que nos governos passados agente não viu essa integração e hoje a gente agradece a Deus por ter essa secretaria trabalhando pelo desenvolvimento de Raposa em termo de cultura, porque a cultura é que alavanca todo o processo de educação no município. A educação começa nas escolas e a cultura faz parte da educação nas escolas”, declarou o vereador Oliveira Ducéu.
Durante a Conferencia, houve uma exposição de bijuterias em geral de escamas de peixe (camurupim), tudo produzido na União Comunitária de Juçara, Bairro da zona rural de Raposa.
Nacional
O Ministério da Cultura vem atuando desde 2003 na concretização de políticas de Cultura, com o intuito de transformá-la em um SNC (Sistema Nacional de Cultura). A organização sistêmica tem por finalidade garantir a efetivação dos direitos culturais constitucionais dos brasileiros. Esse é o grande desafio a ser enfrentado, cabendo à União, as matérias e questões de interesses gerais; aos estados, as matérias e assuntos de interesse regional e aos municípios, os assuntos de interesse local. A estratégia para garantir o sucesso e o fortalecimento da implementação do SNC deverá ter como elemento central a sensibilização e mobilização de todos os setores da cena cultural – artistas, produtores, empresários, instituições culturais, gestores e sociedade civil.
Vereador zé Mário participou da Conferencia da Cultura em Raposa
Vereador zé Mário participou da Conferencia da Cultura em Raposa

Raposa Realiza 1ª Conferência Municipal De Cultura
Raposa Realiza 1ª Conferência Municipal De Cultura
                                                                                                                                                                                                                   Fonte: Folha do Município                                                                                                                                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.