“Até parece que não somos cidadãos, que não pagamos os nossos impostos, pois há muito tempo fomos esquecidos pelo poder público, em especial, a Polícia Militar”. Indignada, essa foi a declaração da dona de casa Maria do Carmo Pereira, residente no Residencial Bob Kennedy, no Araçagy para chamar a atenção das autoridades em relação a insegurança na comunidade.
Segundo a denunciante, nos últimos dias os registros tem sido frequentes na área, como há exemplo do ocorrido no domingo(10), quando desconhecidos
invadiram um festa que acontecia no bar da “Xica” e mataram com três tiros, Nilsomar Lima Farias, de apenas 19 anos, chamado de “Preguinho”.
A vítima era bastante querida na comunidade e trabalhava auxiliando nas atividades esportivas realizadas na Associação dos Delegados da Polícia Civil. Ainda segundo o denunciante, um dos grandes problemas do bairro é a realização indiscriminada no bar da “Xica”.
“Não entendo como sem nenhum critério, com tamanha facilidade, a organizadora dessas festas consegue licença, acabando por tirar o sossego das pessoas que vivem trabalhando, dando duro. Lá, muitas pessoas entram armadas, misturando-se as crianças que também frequentam as festas, já que o local é aberto e não tem segurança para impedir essa ilegalidade. Na realidade é uma baderna”, finalizou a dona de casa.
A área é de responsabilidade do 13 Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo major Diógenes, o qual não foi localizado para falar sobre a falta de policiamento no bairro.
Segundo o major Diógenes Azevedo, o policiamento ostensivo é realizado por seis viaturas e quatro motos .O comandante informou ainda,que geralmente crimes dessa natureza esta relacionado ao tráfico de drogas. já em relação ao Bar da Xica,Diógenes disse que o alvará de autorização será investigado pela delegacia daquele município.
Com o objetivo de combater a criminalidade na região metropolitana de São Luís, o comandante do 13°BPM, major Diógenes Cleon Barbosa Azevedo, enfatizou que o policiamento e patrulhamento dessa área serão intensificados no sentido de dar tranquilidade a população.
“Neste último fim de semana, com as operações que deflagramos, já houve grandes resultados com prisão de traficantes, apreensões de arma de fogo e entorpecentes, detenções de assaltantes, motocicletas recuperadas entre outros. Além de dar uma resposta em relação às ocorrências, queremos promover cidadania na região que atuamos e fazer com a sociedade se torne uma aliada da polícia”, frisou o major.
Para Diógenes Cleon, as formas de gerenciamento da Polícia Militar têm que ser com inteligência, cautela e determinação. Para o oficial, essas são palavras cruciais para realizar um excelente trabalho e desenvolver ações de combate à criminalidade. Ainda segundo ele, o 13º Batalhão é um local que abrange maior extremidade e uma área de atuação forte.
“Esse vai ser um dos nossos objetivos: trabalhar algo específico, atingir regiões de maior índice de violência. Vamos atuar de forma diferenciada para diminuir a percepção dos criminosos, uma vez que, hoje, eles possuem ferramentas inteligentes capazes de despistar o trabalho da polícia, mas iremos intensificar as operações coibir ações criminosas”, destacou.
Operações
De acordo com Diógenes Cleon, o batalhão conta com o forte trabalho do Grupo Tático Móvel (GTM), que realiza um serviço de prontidão e determina um patrulhamento mais reforçado, combatendo diretamente o crime. Esse grupo, segundo o major, é reforçado com policiais treinados e capacitados para atuarem em ocorrências mais perigosas.
Há, também, a Operação Tornado, que visa reforçar o policiamento no fim de semana. A operação conta com duas viaturas e três motocicletas que ajudam na rapidez e no desenvolvimento das operações, uma vez que a maioria dos bandidos atua utilizando motocicletas.
O comandante disse que o Serviço de Inteligência faz um trabalho integrado usando um trabalho de investigação e mapeamento do local. O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), também faz parte do modelo de policiamento integrado, que facilita o serviço de informações, além de atuar em parceria com o 13º BPM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.