As melhorias implementadas pela gestão do
prefeito Edivaldo para proporcionar uma nova dinâmica de atendimento à
população na Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc) já
começaram a render resultados positivos, mudando significativamente a
realidade de um setor da saúde tido como um dos maiores gargalos na
área. Com as novas medidas adotadas, o município aumentou em mais de 80%
o número de vagas para procedimentos médicos especializados, só este
ano. Umas das ações que contribuíram para isso foi o fim da semana de
marcação de consultas, que concentrava os agendamentos em apenas cinco
dias úteis do mês.
Desde o início do mês de julho a marcação
pode ser realizada em qualquer dia, em uma das 23 unidades de marcação,
não necessitando mais esperar pelo início de cada mês para realizar seu
agendamento. "A modernização e melhoria do atendimento na Cemarc integra
as ações desenvolvidas em nossa gestão para garantir um serviço de
qualidade à população. Vamos continuar trabalhando para avançar cada vez
mais e atender as demandas da população melhorando o atendimento e a
infraestrutura da nossa rede de saúde", destacou o prefeito Edivaldo.
Otimizar o atendimento na Central de
Marcação de Consultas é uma prioridade de gestão do prefeito Edivaldo,
que não tem medido esforços para garantir à população a oferta de mais
serviços especializados de saúde, com muito mais rapidez e humanização.
"O processo de melhoria do setor vem sendo implementado com muito
planejamento e seriedade, e os resultados já podem ser observados pela
população, que chega ao local e sai de lá com seu procedimento agendado.
Dessa forma, conseguimos superar problemas históricos na área,
reduzindo as filas e o tempo de espera por atendimento", afirmou o
titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, destacando
ainda que o novo serviço também acabou com a sistemática de senhas de
pré-agendamentos, que fazia com que as pessoas perdessem muito tempo à
espera do serviço, causando tumultos nos pontos de marcação.
Com a reestruturação da sistemática de
agendamento, que proporcionou uma dinâmica muito mais rápida e eficaz
para a marcação de procedimentos médicos especializados, o município
conseguiu também outros feitos nunca antes observados, como zerar as
filas para alguns procedimentos. A fila para marcação de exames de
ressonância magnética, por exemplo, é uma delas. Atualmente, a pessoa
chega à Cemarc e já sai com o procedimento agendamento, sem precisar
enfrentar mais a longa espera para conseguir fazer esse que é um dos
exames mais procurados pela população.
Além da ressonância magnética, também
houve aumento na oferta de exames de tomografia computadorizada que,
agora, também já são marcados para serem realizados dentro do próprio
mês em que o paciente agendou, contrariamente ao que acontecia antes,
quando as pessoas esperavam várias semanas e, às vezes, até meses, para
realizar seu exame.
A oferta de novos serviços que, antes, não
eram agendados pela Cemarc, também são benefícios advindos com a
reestruturação do setor. Agora, a Central de Marcação também está
agendando atendimentos para especialidades como nutrição, dermatologia,
odontologia, entre outras áreas.
Com organização e planejamento, o
município consegue registrar agora sobra de vagas em alguns
procedimentos a exemplo de exames de raio x, broncoscopia e cirurgia
torácica, por exemplo.
O coordenador da Cemarc, Herbeth Sandro
Bezerra, ressalta que, além da redução das filas, da diminuição do tempo
de espera pelo atendimento e da humanização do serviço, outros pontos
positivos proporcionados pela mudança na sistemática de agendamento na
Cemarc já podem ser observados. "Com o atendimento diário temos agora um
melhor controle da oferta de consultas e a uma redução significativa da
perda primária, que é quando sobram vagas por falta de pacientes que
deixavam de agendar a consulta na semana predeterminada, como era
antes", explica o coordenador.
Herbeth Bezerra acrescenta ainda que já
podem ser observadas mudanças no comportamento dos usuários do serviço.
"É preciso um pouco de tempo para a mudança de cultura, nesse tipo de
atendimento inclusive, pois as pessoas estavam habituadas a buscar pelo
atendimento apenas no início de cada mês. Mas, com o trabalho de
orientação que também estamos fazemos aqui, já observamos que o volume
de pessoas concentradas na unidade reduz a cada dia, porque elas chegam e
marcam seu procedimento imediatamente, sem esperar mais tanto tempo
para fazer isso", frisou o coordenador.
Agora, os agendamentos podem ser
realizados diariamente em todos os 23 pontos de autorização de consultas
e exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município. Na
Cemarc da Alemanha, que realiza somente agendamentos prioritários, o
atendimento é feito das 8h às 17h. Já nos demais pontos de marcação
localizados na cidade, o atendimento é feito das 7h às 13h.
INVESTIMENTOS
Para alcançar os resultados positivos hoje
observados com o processo de modernização da Cemarc, a Prefeitura de
São Luís realizou ainda melhorias estruturais no espaço físico,
investimentos na capacitação de funcionários e na aquisição de novos
equipamentos para todas as 23 unidades de marcação de consultas
distribuídas pela cidade. Além dos atuais pontos de agendamento, a
Prefeitura tem projeto para expandir o serviço para mais oito pontos de
autorização de consultas e exames, que serão implantados em outros
bairros da capital.
A descentralização dos pontos de marcação
também foi outro serviço implementado pela gestão do prefeito Edivaldo
para melhorar o fluxo de pessoas e facilitar o acesso ao atendimento.
Entre as especialidades médicas que podem ser agendadas na Cemarc estão
mastologia, proctologia, hematologia, nefrologia, oncologia infantil,
gastropediatria, urologia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia
torácica, cirusgia pediátrica, cirurgia do aparelho disgestivo,
oftalmologia, nutrição, dermatologia odontologia entre outras
especialidades.
A digitadora Luciana Nascimento, atendente
da Cemarc, pontua as melhorias observadas com as mudanças efetivadas no
setor de marcação. "Com a marcação agora diária e oferta de mais vagas
para terminados procedimentos, percebemos de imediato uma fluidez maior
na rotatividade de pacientes que buscam pelo serviço aqui.
As vagas
também estão agora melhor distribuídas e atendem um número maior de
pessoas. Além disso, nós buscamos orientar as pessoas, durante o
atendimento nos guichês, sobre as mudanças na sistemática de marcação, o
que contribuiu para a disseminação da informação relativas às mudanças
realizadas no setor", disse a atendente.
Os aspectos positivos também já podem ser
sentidos pela população. A dona de casa Lêda Maria Pereira Barros, 38
anos. "Sou eu quem marca as consultas e exames para meu pai, que já é
muito idoso. Percebi o quanto melhorou com a marcação sendo realizada
diariamente. Sem dúvida, o atendimento ficou muito melhor dessa forma e
muito mais respeitoso para com a população. Quando se trata de problemas
de saúde, não se pode esperar muito tempo", relatou.
A autônoma Cristina Rocha, 29 anos, também
enaltece as melhorias proporcionadas ao setor. "Consegui em poucos
segundos agendar diversos exames de rotina para mim, o que antes
demorava semanas para ser feito. Só em olhar o salão vazio ainda tão
cedo do dia, percebemos que a mudança foi para muito melhor", disse ela.
MUDANÇA
O processo de mudança na Cemarc, que
registra atendimento de aproximadamente 38 mil pessoas por mês, teve
início em agosto de 2017 com o mapeamento das necessidades e dos
problemas para compreensão do fluxo de marcação. O objetivo maior do
trabalho era acabar com a semana de marcação de consultas, quando a
demanda se acumulava e as filas se formavam.
Os profissionais também passaram por
treinamento e a implantação Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), do
Ministério da Saúde, será finalizada no mês de agosto. O Sisreg
substitui o Websis, sistema local que era utilizado para as marcações.
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