quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

SECRETÁRIO JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA “BOMBEIRO MIRIM” EM ESCOLA MILITAR NO PARANÃ


O secretário de Segurança, Jefferson Portela, participou na manhã deste sábado (19) de uma reunião com a comunidades, pais e responsáveis no Colégio Militar 2 de Julho, Unidade XII, bairro Paranã, em Paço do Luminar, a fim de tratar expansão do programa “Bombeiro Mirim” que funcionará nas dependências do Colégio Militar relativo às atividades para o ano de 2021.

O evento, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, contou com a participação também do comandante geral da instituição, coronel Célio Roberto, da prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, do secretário de Educação do município, Lumiar Marcos Ferreira e do futuro secretário de Segurança Pública de Paço do Lumiar, tenente Weldson Santos, além de outras autoridades locais.

Durante o evento, foram apresentados os bombeiros militares que serão responsáveis pela execução do programa na escola, assim como as diretrizes e objetivos do programa Bombeiro Mirim para a instituição de ensino.

Em fala durante o evento, o secretário Jefferson Portela reconheceu os bons resultados não só na educação de jovens realizado pelo programa, como também na execução de ações preventivas junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Os bons resultados colhidos pelo programa vêm de uma preocupação nossa de não só repassarmos um conteúdo didático de qualidade para que os alunos possam aprender e se prepararem para o mercado de trabalho, mas também de prepará-los para o convívio familiar e social, fazendo com que eles vivam em harmonia com as outras pessoas e se afastem de situações de vulnerabilidade como o uso das drogas. ”

De acordo com o secretário, as escolas militares têm se tornado exemplos no ensino público do Maranhão. “Os nossos alunos hoje são campeões no Enem na pontuação escolar, elevando o nome do estado do Maranhão através das escolas que instalamos na capital e no interior. E por isso o projeto vai seguir em expansão para as prefeituras que tiverem interesse em implantá-lo em seus municípios”, pontuou.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Célio Roberto falou sobre a importância de programas como o “Bombeiro Aprendiz” para o fortalecimento do sistema de segurança. “O Corpo de Bombeiro tem investido na segurança primária e as escolas militares são um exemplo disso. Aqui temos um incremento dos projetos sociais como o Bombeiro Mirim e tudo isso vai fazer com que o sistema de segurança se fortaleza ainda mais e nós tenhamos aquilo que a sociedade tanto deseja que são comunidades cada vez mais seguras”, afirmou.

Ao final da reunião, o secretário, acompanhado das demais autoridades, conheceu as instalações da escola, que foi reformada e conta agora com equipamentos novos, salas climatizadas, e um laboratório de robótica e esporte, e participou da entrega de cestas básicas realizada na instituição de ensino a famílias que vivem na comunidade.

Programa Bombeiro Mirim

O programa de complementação educacional (Programa Bombeiro Mirim se destina a crianças e adolescentes da faixa etária de 08 a 16 anos no Programa Bombeiro Mirim Músico e de 12 a 16 anos no Programa Bombeiro Mirim e que são moradores de regiões socialmente vulneráveis. O programa tem o objetivo de promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e autoestima dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.