sexta-feira, 11 de junho de 2021

Secretário Jefferson Portela participa da abertura da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Parentes Desaparecidos no Maranhão


O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, participou, na manhã desta sexta-feira (11), do lançamento da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Parentes Desaparecidos no Maranhão.

O evento, realizado no auditório da Secretária de Segurança Pública, marca o início da coleta de material genético de pessoas que tenham familiares desaparecidos no Maranhão e que será realizada do dia 14 a 18 de junho em pontos espalhados na capital e no interior. 

A cerimônia contou com a participação do Perito Geral de Natureza Criminal do Maranhão, Miguel Alves, do Delegado Geral da Polícia Civil, André Gossain, do Superintendente em exercício da Polícia Federal, Rodrigo de Sá, do promotor Marco Aurélio Ramos Fonseca, dentre outras autoridades. 

Para o secretário de Segurança, a campanha é importante pois dá aos familiares mais chances de encontrarem seus entes. 

“O desaparecimento de uma pessoa é sem dúvida alguma uma dor profunda que atinge toda a família, então a coleta desse material, que vai para um banco de dados para ser comparado a nível nacional, é importante porque aumenta as chances para que consigamos dar um desfecho e, quem sabe, encontrar essa pessoa desaparecida”, afirmou.

Para a coleta, a Perícia Oficial montará um stand na Praça Deodoro, em que será realizada a coleta mediante um cadastro prévio dos familiares. O ponto de coleta funcionará do dia 14 a 18 de junho das 9h às 17h.

Os demais pontos serão o Instituto de Genética Forense (IGF), o Instituto Médico Legal de São Luís (IML) e o Instituto de Perícia para a Criança e Adolescente (IPCA). Já no interior os locais de coletas serão o Instituto de Criminalística de Imperatriz (LAF/ Imperatriz) e o Instituto de Criminalística de Timon (LAF/ Imperatriz), que continuarão coletando após o término da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.