quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Prefeitura de Raposa dá apoio ao projeto “Escola Debaixo das Árvores”, que ajuda crianças que não foram alfabetizadas na idade certa

 

No último sábado (21), a Secretaria Municipal de Comunicação e Assuntos Metropolitanos (SEMCAM) acompanhou de perto o trabalho realizado pelo projeto “Escola Debaixo das Árvores”, que ajuda crianças de 9 a 14 anos que não foram alfabetizadas na idade certa, e conta com apoio da Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). 

 

Atuando desde 2013, o projeto iniciou na cidade de Alcântara, quando uma criança expressou desejo em ser alfabetizada. A partir disso, Ismênia Aguilar, coordenadora pedagógica, entendeu que era o momento de criar o Escola Debaixo das Árvores. 

 

Após os seis anos em Alcântara, Ismênia relatou a equipe da SEMCAM que sentiu em seu coração o desejo de trazer o projeto à cidade de Raposa. Implantada em 2019, na U. E. Enrique de La Roque, o projeto teve suas atividades interrompidas em 2020, por conta da pandemia da covid-19. 

 

“Agora, nós reiniciamos com apoio da empresa Eneva e da Prefeitura de Raposa, na pessoa da professora e secretária Verismar Gomes. Estamos ofertando 56 vagas para crianças na faixa etária de 9 a 14 anos que não sabem ler e escrever”, relatou a coordenadora. 

 

ENTENDA COMO FUNCIONA

 

Todos os sábados, o ônibus escolar municipal transporta os alunos até a U. E. Rural Boa Esperança, onde eles recebem o ensino debaixo de um toldo retrátil (que fica preso ao ônibus do projeto), próximo a uma árvore. Ali, os alunos recebem toda atenção necessária dos professores voluntários, que se disponibilizam em ajudá-los a enfrentar as dificuldades de aprendizagem encontradas. 

 

As crianças ficam felizes em aprender as letras e a escrever o próprio nome, uma vitória conquistada por cada um deles, que contribuem em seus primeiros passos para o futuro. Os pequenos também ganham um saboroso lanche para ajudar na reposição da energia. 

 

Verismar Gomes relata que, infelizmente, muitos alunos não foram alfabetizados na idade certa, o que acaba os desestimulando a estarem na escola e descreve que a Prefeitura de Raposa está dando apoio na logística, doando a quadra da escola para as crianças se abrigarem, além do transporte e apoio físico, estando sempre disponível para ajudar o Escola Debaixo das Árvores. 

 

“Estamos juntos, sabendo tudo o que está acontecendo, acompanhando de perto. Se tiver alguma necessidade, eu estou pronta para ir resolver. Tudo por nossas crianças, pois daqui a sete meses vamos fazer encerramento dessa primeira etapa e nós iremos presenciar todos esses alunos lendo para a gente. E isso é uma coisa muito satisfatória para nós educadores e para as famílias”, finalizou a secretária. 

 

Por enquanto, as crianças atendidas são das escolas Maria Rosa Reis Trindade, Rural Boa Esperança, Vila São João, Nova Araçagi e Jarbas Passarinho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.