segunda-feira, 22 de novembro de 2021

SEMMA apoia IFMA em ação em prol da limpeza da praia de Macaquinho na Raposa


A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizaram uma ação que faz parte do projeto "Uma ameaça ao paraíso, diagnóstico da poluição plástica e a utilização de índices como instrumento para gestão de praias". O objetivo é desenvolver uma pesquisa para diagnóstico da poluição plástica em praias do município de Raposa.

A ação ocorreu na manhã do sábado, 20, na praia de Macaquinho, no qual foram recolhidos cinco sacos de resíduos sólidos contendo garrafas pets, sacolas plásticas, entre outros resíduos que estavam poluindo o meio ambiente para descarte em local adequado.

O professor Caio Lourenço, do Departamento de Aquicultura do IFIMA - Campus Maracanã, participou diretamente da ação no recolhimento dos resíduos sólidos. Ele explicou que objetivo geral desse projeto é investigar, identificar e quantificar a poluição plástica em 33 praias de macro maré sob influência da Baia de São Marcos e a utilização de índices de poluição como ferramenta de gestão desses ambientes.

"Esse é um projeto que estamos desenvolvendo em várias praias do município de Raposa, com vários alunos de diferentes cursos (Zootecnia, Ciências Agrárias e Aquicultura). No final vamos apresentar um relatório e o nosso principal objetivo é treinar os próprios gestores para que eles consigam gerar de forma autônoma os índices, para que eles fiquem monitorando numa escala maior essas praias, sem ter a necessidade sempre de estar acompanhado pelo Instituto", enfatizou.

Caio Lourenço destacou que essa é uma parceria entre o Instituto e a Secretaria de Meio Ambiente de Raposa: "A SEMMA nos deu apoio logístico fundamental, pois também possui interesse em diagnosticar essa poluição".

A secretária adjunta do Meio Ambiente, Bianca Lucena, esteve na ação e aproveitou o momento para agradecer a presença do professor Caio e de suas alunas pela dedicação e pelo cuidado com a nossa natureza raposense. "Estamos felizes em poder contribuir com tamanho projeto que visa levantar dados importantíssimos de um trabalho que, nós da SEMMA, estamos desenvolvendo desde o começo da gestão (coleta de resíduos sólidos nas praias e mangues)", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.