NO AR

Avozdaraposa@gmail.com

avozdaraposa.com.br

Brasil

Encontro Internacional Literário com o escritor Mia Couto acontece no Teatro Sesc

Publicada em 02/06/22 às 15:01h - 79 visualizações

por Avozdaraposa@gmail.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Avozdaraposa@gmail.com)

A Academia Ludovicense de Letras (ALL), o Sesc e a Duvel realizam em São Luís “Conversações de além-mar: encontro internacional de literatura da língua portuguesa” com o escritor português Mia Couto, ganhador do Prêmio Camões 2013, no dia 02 de junho, às 19h30, no Teatro Sesc. O evento é apenas para convidados, mas no dia 3 de junho o público pode bater um papo com o escritor no auditório principal do Prédio Paulo Freire (térreo) da UFMA, às 15h30.

O objetivo do evento é promover e divulgar a literatura de língua portuguesa, estimular a leitura e contribuir para a formação de uma sociedade cada vez mais consciente, crítica e humana por meio do diálogo com Mia Couto, o autor moçambicano mais conhecido mundialmente na atualidade.

MIA COUTO

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

O continente africano, com seu encanto e sua cultura, está em todos os livros de Mia Couto. Um dos mais relevantes autores da atualidade, ele produz obras que tentam recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, produzindo um novo modelo de narrativa e revelando uma outra maneira de falar e de contar histórias.

É o único escritor africano membro da Academia Brasileira de Letras. Dentre suas obras publicadas no Brasil destacam-se O fio das missangas, E se Obama fosse africano, Antes de nascer o mundo, Estórias abensonhadas e Terra sonâmbula. Em 2013, foi agraciado com o Prêmio Camões de Literatura e, em 2014, com o Prêmio Literário Internacional Neustadt. No ano de 2015, tornou-se o primeiro escritor em língua portuguesa a ser indicado ao Prêmio Man Booker.

Seus livros mais recentes publicados no Brasil são O bebedor de horizontes, terceiro romance da trilogia “As areias do imperador”, O terrorista elegante e outras histórias, escrito em parceria com José Eduardo Agualusa, e o infantil A água e a águia. Por meio de suas criações, Mia Couto produz histórias repletas de humanidade, lirismo e fantasia. Ao buscar elementos das mitologias tribais, das lendas e dos causos regionais, torna mais evidente em suas obras a existência de um português de múltiplos, comprovando que a língua portuguesa está em constante evolução. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

98988360370

Visitas: 31494
Usuários Online: 27
Copyright (c) 2024 - Avozdaraposa@gmail.com