NO AR

Avozdaraposa@gmail.com

avozdaraposa.com.br

Cidade

SEMED promove 2ª formação de tutores escolares de Raposa

Publicada em 16/11/23 às 16:07h - 100 visualizações

por Avozdaraposa@gmail.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Avozdaraposa@gmail.com)

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Equipe Multiprofissional do município, realizou nesta terça-feira (14), a 2ª Formação de Tutores, com a aplicação do curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros. O objetivo foi realizar uma capacitação técnica para que os tutores possam proceder de forma correta em casos de emergência com estudantes que possuem necessidades especiais. O evento aconteceu na Igreja Batista Nacional Nova Aliança, localizada no bairro Vila Bom Viver. 

A Equipe Multiprofissional composta por um profissional de educação física, terapeuta ocupacional, psicóloga, psicopedagoga, assistente social e intérprete de libras atua oferecendo suporte e promovendo a inclusão de todos os alunos no ambiente escolar. 

A coordenadora da equipe, Edilene Diniz, explicou que a iniciativa visa compartilhar informações essenciais que poderão ser usadas pelos tutores. “Os tutores trabalham diretamente com os estudantes da educação especial, aqueles que possuem deficiências ou algum tipo de transtorno. Então, esta iniciativa foi elaborada, tendo em vista que situações de risco acontecem nas escolas e por isso, esses profissionais precisam estar apostos caso exista a necessidade”. 

O curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, possui ênfase na Lei Lucas n° 13.722/18. “Aqui falamos das ações que precisam ser tomadas de imediato, quando preciso for, estamos dando essa capacitação evidenciando a Lei Lucas, que diz que as escolas precisam capacitar seus profissionais com curso de primeiros socorros. Além disso, desobstrução de vias aéreas e parada cardiorrespiratória foram alguns dos assuntos abordados durante a palestra”, destacou o Tenente Vieira, da 2ª Companhia de Bombeiros do Paço do Lumiar. 

Para a tutora Fracinilma Pereira, que trabalha no Colégio Militar Tiradentes XII, o curso é indispensável. “É muito importante, pois estamos sendo preparados para salvar vidas. Aprendemos a fazer as manobras de forma correta no caso de um engasgo de alguma das crianças. Então percebo o quanto isso pode ser útil”, disse. 

A terapeuta ocupacional, Danielle Pestana, agradeceu o prefeito Eudes Barros por se preocupar com a educação inclusiva do município. “Estamos muito felizes com esse olhar do prefeito para os alunos da educação inclusiva, antes não havia essa atenção e hoje temos mais de 100 tutores na cidade, que passam por capacitações”, finalizou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

98988360370

Visitas: 30527
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2024 - Avozdaraposa@gmail.com