NO AR

Avozdaraposa@gmail.com

avozdaraposa.com.br

Política

Convenções partidárias podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (20)

Publicada em 20/07/22 às 15:50h - 18 visualizações

por Avozdaraposa@gmail.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Avozdaraposa@gmail.com)

A partir desta quarta-feira (20), as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral.  Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto. 

 

Pela legislação eleitoral brasileira, os candidatos precisam estar filiados a um partido politico. Mas, diante do grande número de filiados que pretendem concorrer, as legendas precisam realizar eleição interna para ocupar as vagas que estarão em disputa.

Após as convenções, partidos e federações poderão registrar as candidaturas dos escolhidos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

O registro dos candidatos à presidente da República e vice-presidente deverá ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital deverão solicitar os registros nos tribunais regionais eleitorais (TREs).

A partir do dia 16 de agosto, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas.

Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação.

O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

NO MARANHÃO

O primeiro partido a realizar convenção será o PSTU, que confirmará no dia 26 de julho, Hertz Dias como candidato a governador e Saulo Arcangeli como candidato a senador. O evento ocorrerá no prédio do Curso de História da Uema, no Centro Histórico de São Luís.

O ex-secretário de Estado da Indústria e Comércio Simplício Araújo, do Solidariedade, será confirmado um dia depois, 27 de julho, no Rio Poty Hotel.

O senador Weverton Rocha, será homologado candidato a governador pelo PDT no dia 29 de julho, em evento marcado para o Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. O partido também confirmará o senador Roberto Rocha, do PTB, como candidato para a reeleição do Senado.

Já o PSD aprovará, no dia seguinte, 30 de julho, o nome do ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, mesma data em que o atual governador do Maranhão e pré-candidato a reeleição, Carlos Brandão será homologado em convenção do PSB.

Os socialistas confirmarão, ainda, Felipe Camarão, do PT, como candidato a vice-governador, e o ex-governador Flávio Dino (PSB) como candidato a senador.

O pré-candidato a governador pelo PSC, Lahesio Bonfim será confirmado no dia 31 de julho. O partido também apoiará a candidatura de Roberto Rocha ao Senado – mas o petebista estará oficialmente apenas na chapa de Weverton Rocha.

A última convenção, no dia 5 de agosto, será a do PSOL, que terá Enilton Rodrigues como candidato a governador e Antonia Carionga como candidata ao Senado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE EM QUEM VOCÊ VOTARIA ?

 CARLOS BRANDÃO
 LAHESIO BOMFIM
 WEVERTON ROCHA







.

LIGUE E PARTICIPE

98988360370

Visitas: 3621
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2022 - Avozdaraposa@gmail.com